segunda-feira, agosto 10, 2009

O Lado Vencedor

Estou no meio de um protesto. No meio. Aquela dinâmica toda é incrível. Nas ruas devastadas, o fogo, os cacos, os caídos no chão, as depredações todas, os combatentes todos, são eu. Sou eu. Com um pano no rosto, com escudo e capacete. Ergo minha bandeira, como em uma guerra. Um só brasão - só. Os dois lados, os canhões, o metal distorcido, o sangue distorcido são meus. O terno de vidro, as idéias feitas de areia, em luta. "Estamos em tempos de revolução, senhores." Eu era entre quatro paredes, agora sou entre esse labirinto. Briga suja e desleal, sem regras, arremessando pedras e todos os projéteis possíveis, bombas de efeito moral no ar. É um assalto. A tropa de choque segue o coração e o ombro do irmão de farda ao lado, os rebeldes jogam molotov e tem do seu lado a fúria, a coragem, a paixão. Batedores, guerrilheiros, militares, camicases. Uma batalha longe de terminar. Nas notícias, nas salas de jantar, na rua com armas na mão, no choro das viúvas, na leveza das crianças que não entendem. Esse sou eu.
Toda guerra tem seus sacrifícios e nesse aspecto nunca - nunca - há vencedores.



Desescrevendo:
Dentro de mim, guerras demais e poucas bandeiras.

2 comentários:

André disse...

Ao mesmo tempo que em nossas guerras internas nunca há vencedores, os únicos que morrem são os velhos "eu" e os conceitos obsoletos. A bandeira branca de paz, simboliza a trégua entre nós e o mundo. E, se por algum motivo, alguém sucumbir nessa luta, será o mundo. Jamais nós.
Quanto ao meu post, foi um post de esclarecimento interno, de reflexões. Espero que quem leia, não tenha sua reação, mas veja que família é quem realmente está lá quando nós precisamos. E irmãos, pais, mães e irmãs assim, eu sei que tenho bastantes.
Obrigado por, mesmo que por um segundo, tomar um pouco do meu sofrimento. Já passado e cicatrizado, mas um dia sofrimento.
Um abraço.

André disse...

Caso você não veja o comentário-resposta, que eu fiz no meu texto: Começo do Fim, segue aqui:

Haha eu admito que me baseei em um texto seu.
Essa teoria eu já ouvi, acho que me influenciei um pouco por ela.
Lenine é foda demais. Acho que vou pesquisar mais sobre ele.
Belos comentários. hahaha